Contato: (84) 3311-5859

Projetos Socioambientais

A Braseco procura sempre colaborar com o desenvolvimento da região, mantendo um relacionamento especial com a comunidade do nosso entorno.

Apoiamos alguns projetos e eventos, para contribuir com a qualidade de vida, não apenas em relação à questão ambiental mas com outras questões importantes para a comunidade, como música e recreação.

Mantemos um apoio direto ao Programa Sons de Massaranduba, que desde 2014 ensinam crianças de 5 a 15 anos música e valores humanos. O projeto envolve cerca de 50 alunos e tem uma parceria com a escola local.

Ainda na comunidade de Massaranduba apoiamos o programa de dança da creche, e sempre que precisam realizamos manutenção da estrutura da creche e também da escola municipal. Acreditamos que através de pequenos gestos como esses podemos ajudar a deixar o mundo melhor… se todos puderem contribuir um pouco, tudo muda!

Todos os anos realizamos a Semana do Meio Ambiente da Braseco, recebendo turmas de diferentes escolas para que participem do evento, que muda o tema e atividades a cada ano. É uma maneira de atingir positivamente os envolvidos, e o principal objetivo é ensinar que cada pode fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente, incentivando a sustentabilidade da região.

Além disso, sempre que possível apoiamos projetos socioambientais através de ações como: doações de mudas, apoio a eventos sociais, ambientais e culturais.

 

Projeto Sons de Massaranduba


Projeto voltado à musicalização de crianças dos 7 aos 16 anos, todos da comunidade de Massaranduba. O projeto tem uma relação com os alunos da escola municipal, de forma que o bom desempenho escolar vincule sua participação no projeto. No local onde são ministradas as aulas, são introduzidas a teoria e a prática que envolve o coral e instrumentação (teclado, violão e flauta doce). Atualmente 80 alunos estão envolvidos diretamente em dois turnos em aulas que acontecem 2 vezes por semana.

 

Iniciado em 2014, o projeto conta com a atuação de professores de música e que ao longo dos anos já promoveram a realização de apresentações em público seja na mídia televisiva, como apresentações em eventos relacionado ao tema, inclusive obtendo notoriedade na performance apresentada. Outras apresentações são realizadas regularmente na comunidade, onde os mesmos podem ver claramente a evolução do grupo.

 

O projeto foi concebido a quatro mãos pelos idealizadores da proposta juntamente com a Braseco, que é a mantenedora.

 

 

Dança na Creche


Projeto que acontece no Centro de Educação Infantil Maria Alice também em Massaranduba. Crianças em fase pré-escolar (4 a 6 anos) têm a iniciação à dança. Ali as crianças têm o contato com a música e trabalham os movimentos, equilíbrio e coordenação através de uma forma lúdica com uma professora. O projeto iniciou em 2016 e atende ao menos 60 crianças.

Semana do Meio Ambiente


Evento que consta no calendário anual da empresa e já está na 6a. edição. A programação, que tem como foco questões atuais sobre a forma como usufruímos do ambiente em que vivemos, trás nos habituais 3 dias de evento, escolas públicas da região e entorno para debater temas que são previamente apresentados aos professores para trabalharem em sala de aula e para que na data do evento, possam debater suas conclusões  ou mesmo, suas ações para o meio ambiente.
Todas as discussões são voltadas aos aspectos reais vividos na comunidade que cada grupo participa, para que possam tratar de temas presentes no seu dia-a-dia e o que se espera das ações desses alunos como agentes de transformação ambiental e porque não dizer também, social.
A Braseco disponibiliza todos os recursos para o desenvolvimento dos temas, bem como profissionais com grande experiência nos temas apresentados de tal maneira que possam auxiliar os alunos na construção de soluções. O evento acontece entre os meses de junho a agosto e culmina com a apresentação e mesas de discussão no próprio Aterro Sanitário, onde ali é montada uma estrutura de eventos onde os alunos debatem suas ideias durante todo o dia.

Programa de Visitação ao Aterro


Ainda na construção do Aterro Sanitário, no ano de 2004, a Braseco mantêm um programa permanente de visitação às suas instalações com o objetivo de promover o conhecimento do funcionamento de um Aterro Sanitário e sua importância e impactos que podem envolver sua operação. Através de duas datas ao mês, recebemos desde escolas, universidades, associações e qualquer pessoa / instituição que deseja conhecer o Aterro. A proposta é criar elementos para subsidiar a formação de opinião sobre a necessidade da gestão de resíduos. O programa se estende também em levar o conhecimento às instituições através de convites feitos à Braseco para apresentação do projeto.

Projeto Olheiro D'água


Projeto que trabalhou com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Bernardete, também em Massaranduba, teve o objetivo do estudo sobre a importância da água para a comunidade. O ponto de estudo foi o olheiro à margem do rio Guajiru. Na ocasião especialistas em química e biologia, debateram com as turmas envolvidas o efeitos do cuidado ou do negligenciamento desta relevante fonte de água surgente na comunidade.

Outros projetos


A Braseco mantém de forma permanente um canal aberto para boas ideias. Projetos que envolvam educação ambiental e social, sempre são bem vindos. Entendemos que desenvolvimento é uma pista de duas vias: a empresa pode demandar ideias, como a comunidade também e assim pequenos ou grandes temas podem ser construídos para o bem estar comum. Desde uma escola de ensino fundamental à graduação superior, sempre há espaço para uma boa discussão que agregue valor à sociedade.