Contato: (84) 3311-5859

Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001)


Com a preocupação ambiental em todos os setores da empresa, a BRASECO buscou a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado nas normas ISO 14001, considerada uma referência internacional para padrões de excelência em desempenho ambiental.

 

Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma ferramenta administrativa, que possibilita que a BRASECO controle as interações com o meio ambiente geradas pelas atividades de operação do aterro, buscando continuamente soluções para a melhoria dos processos, incluindo novos procedimentos e equipamentos.

 

A ISO 14001 é uma norma específica, editada pela Organização Internacional para a Normalização – ISO, e elaborada para tratar de Sistemas de Gestão Ambiental. O principal objetivo da norma é prover uma estrutura que auxilie nas ações de proteção ao meio ambiente e que a empresa alcance os resultados pretendidos para seu eficiente desempenho ambiental.

 

A certificação da norma ISO 14001 atesta a capacidade da empresa em atingir seus objetivos ambientais e econômicos, visando não apenas a proteção ao meio ambiente, mas também garantindo o crescimento sócio-econômico.

 

Para atender a norma, a BRASECO periodicamente avalia o Sistema de Gestão Ambiental do Aterro, de forma a identificar oportunidades e riscos, e ainda corrigindo qualquer desvio verificado no SGA. Dessa forma busca-se continuamente a melhoria no desempenho ambiental da operação do aterro sanitário.

Política Ambiental


A BRASECO tem o compromisso de gerenciar o aterro sanitário metropolitano de Natal de forma a garantir a proteção e preservação ambiental, realizando processos que incluem os seguintes objetivos:

 

  • Promover a prevenção à poluição pelas atividades de operação do aterro sanitário
  • Realizar o monitoramento ambiental dos diferentes aspectos ambientais significativos
  • Desenvolver e incentivar o consumo sustentável de produtos e recursos naturais utilizados pelo empreendimento
  • Promover a preservação da biodiversidade do entorno do aterro sanitário (área de reflorestamento)
  • Realizar ações de Educação Ambiental, para a conscientização e sensibilização da equipe, visitantes e comunidades da região

 

Através do Sistema de Gestão Ambiental, a Braseco verifica o atendimento aos requisitos legais e normativos aplicáveis, e com o desenvolvimento das ações e programas garantimos a melhoria contínua do nosso desempenho ambiental.

Programas Ambientais


A Braseco possui uma série de programas ambientais que foram estabelecidos a partir do levantamento de Aspectos e impactos do Sistema de Gestão Ambiental.

 

PA 01. Programa de Prevenção Ambiental

 – Gerenciamento de Emissão de Gases

– Impermeabilização do solo

– Armazenamento e manuseio de produtos químicos

– Gerenciamento de resíduos

– Tratamento do Percolado (chorume)

 

PA 02. Programa de Monitoramentos Ambientais

 – Monitoramento da Qualidade da Água

– Monitoramento da Qualidade do Percolado (Chorume)

– Monitoramento dos Gases (Biogás e emissões de motores à diesel)

– Monitoramento da Avifauna

 

PA 03. Programa de Consumo sustentável

– Consumo de Água

– Consumo de Energia

– Consumo de Combustível Fóssil

– Uso racional de Produtos diversos

 

 

PA 04. Programa de Preservação da Biodiversidade

– Reflorestamento (viveiro e plantio de mudas nativas)

– Levantamento da Biodiversidade da área de reflorestamento

 

PA 05. Programa de Educação Ambiental

– Programa de visitação ao aterro sanitário

– Treinamento dos Funcionários e terceirizados

– Programa de apoio a projetos socioambientais da comunidade de entorno

Desempenho Ambiental


Para a verificar o desempenho ambiental do aterro sanitário, foi estabelecida uma série de indicadores definidos em cada programa ambiental. Anualmente é feita uma avaliação detalhada de cada programa, verificando o atendimento das metas (quando exequível) e ainda definindo ações de melhoria e para a garantia da eficiência dos processos.

É elaborado um Relatório de Desempenho Ambiental, o qual é uma importante ferramenta para as análises da Diretoria, não apenas sobre a eficiência de cada processo, mas também para as definições de estratégias e recursos, incluindo os investimentos necessários para manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental.